Como aumentar o pé direito - visualmente!

       
          Às vezes, ao reformar não conseguimos mudar a estrutura do imóvel e precisamos de técnicas que nos ajudem a criar as impressões visuais que desejamos (coisa que adoro!). Ambientes com teto muito baixo dão a sensação de sufoco e mal estar se não forem bem decorados. Procurei muito por técnicas de cor, formas e disposição de móveis que ajudem a ampliar visualmente o pé direito dos ambientes, mas encontro uma coisa ali e outra lá. Aproveitando informações de revistas, internet e ideias testadas na prática, reuni algumas dicas para isso:

          Para alongar o pé direito o ideal é encontrar modelos de móveis com linhas retas e mais baixos. Diminuindo a altura dos móveis, o espaço até o teto fica maior e a parede parece esticar. O estilo contemporâneo de mobiliário costuma cair bem nessas situações. Aposte em cadeiras e sofás com encosto baixo.

projeto ideal - cores, móveis e iluminação

          Quadros ou outros objetos artísticos com a altura maior que o comprimento alongam verticalmente as paredes, assim como papel de parede ou pintura com listras verticais. Espelhos que vão do teto ao chão também ajudam, mas atenção para o que eles vão refletir!

decoração de parede vertical

          A pintura é a principal ferramenta para dar a sensação de pé direito alto. A melhor dica é pintar o teto com uma cor mais clara que a cor das paredes, normalmente branco neve. Vi no Apartment Therapy que pintar o teto com uma tinta com brilho o faz refletir a claridade e consequentemente aumentar o ambiente. É preciso muito cuidado, pois quanto mais brilhante a tinta mais imperfeições da parede ela vai revelar, então só faça se seu teto for impecavelmente liso!

teto com brilho

          O importante é alongar a parede, certo? Então, na prática, percebi outros detalhes que fazem essa função. Se seu piso é escuro, usar roda pés brancos com a parede em cor clara aumentam sua área. Fuja de tetos com forro de gesso trabalhados com muitos detalhes e sanca, que levam a atenção para sua altura. Também evite molduras que cubram parte da parede , pois ampliam a área do teto e diminuem a da parede (como na segunda foto abaixo).

APOSTE - roda pé branco

EVITE - moldura na parede

          Pé direito baixo pede iluminação embutida. Se não puder alterar sua iluminação de teto, aposte em abajures de mesa ou de piso. Evite pendentes, mas caso queira muito um, coloque-o mais próximo ao teto.

iluminação embutida e luminária de chão

Comentários

  1. entre inumeros post's e blog's sobre este tema, considero que este foi o melhor de todos. Muito obrigado pelas ótimas dicas. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Viles!
      Acompanhe o blog que logo teremos mais novidades em decoração!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como descobrir minha cartela de cores - Intensidade

Como descobrir minha cartela de cores - Profundidade

Cadastre seu e-mail para receber mais informações sobre Estilo com Alma #StyleWithSoul - artigos exclusivos e prioridade em eventos e descontos (Verifique sua caixa de Spam - nosso e-mail pode ir para lá!)

* indicates required