Carro feliz - "teste da proveta"

                     Todo mundo, mesmo que não ligue muito pra carro, peças, acessórios (como eu) se preocupa com a qualidade do combustível que usa. Ninguém quer ter o carro parado na oficina e pagar pra ver o estrago que combustível adulterado faz. 


                     Descobri só há alguns dias (muito legal e achei interessante postar!) que é possível fazer o "teste da proveta" em qualquer posto de combustível, pra verificar o teor de etanol na gasolina. Esse teste, quando solicitado pelo consumidor, é obrigatório para o posto revendedor de combustíveis, conforme a Resolução ANP nº 9, de 7 de março de 2007.

                     No teste, é adicionada uma porção de cloreto de sódio no frasco com a gasolina. Após o procedimento, a gasolina se separa da água e do etanol e neste momento se verifica a porcentagem do etanol presente no combustível, que desde 02 de maio de 2010, obrigatoriamente deve ser de no máximo  25%, sendo que a margem de erro é de 1% para mais ou para menos.

                    O site da Agência Nacional do Petróleo tem mais informações, inclusive de como proceder caso haja irregularidades.
                    
                   Bom saber, né?
                   Então, quando desconfiar, ao contrário de reclamar, se fazer de vítima e injustiçado e ir embora, peça o teste
                   É simples, o carro  - e o seu bolso - agradecem!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como aumentar o pé direito - visualmente!

Como descobrir minha cartela de cores - Intensidade

Como descobrir minha cartela de cores - Profundidade

Cadastre seu e-mail para receber mais informações sobre Estilo com Alma #StyleWithSoul - artigos exclusivos e prioridade em eventos e descontos (Verifique sua caixa de Spam - nosso e-mail pode ir para lá!)

* indicates required