CN entrevista: Ilana Berenholc

           

            Procurando me aperfeiçoar em uma área que adoro, fiz o curso de Estilo e Imagem Pessoal Feminino do Senac. Já venho falando no blog sobre o poder da imagem como forma de comunicação, mas não imaginava o quão importante é levar isso a sério se desejamos que os demais nos percebam da forma mais autêntica possível.
           
            Pra falar um pouquinho sobre isso, pedimos à pessoa que desenvolveu o conteúdo do curso, a super consultora de imagem Ilana Berenholc***, que é pioneira nessa área aqui no Brasil e cujo trabalho admiro muito, para responder algumas perguntas sobre o assunto:



1) Para muitas pessoas a preocupação com a imagem é algo fútil. Qual a importância da forma como nos apresentamos aos outros?

            A forma como nos apresentamos influencia fortemente os julgamentos que são feitos a nosso respeito. Fazemos um julgamento profundo através de nossas roupas e linguagem corporal. Estes são elementos que comunicam mensagens o tempo todo – mensagens não verbais, que são mais impactantes que o nosso discurso verbal. Não nos relacionamos com o outro como ele é ou como se vê, mas sim através da nossa percepção – afetada pela forma como ele se apresenta. Este julgamento determina o grau de abertura que daremos para esta pessoa e também o tipo de comunicação e relacionamento que iremos estabelecer com ela.

2) Quais os principais erros cometidos na escolha de um visual?

           Há erros de vários tipos, como adotar um estilo incoerente com a personalidade, escolher modelos que desfavorecem o tipo físico, adotar roupas que não estão adequadas ao código do ambiente profissional ou social, usar roupas tão chamativas que dão a impressão que a pessoa foi seqüestrada por ela.

3) Qual o segredo para se vestir bem e não errar?

           Autoconhecimento – escolher roupas que refletem quem sou e que me valorizam esteticamente.
          Adequação e respeito ao outro – entender os códigos dos ambientes que frequentamos, pois, afinal, vivemos em sociedade e devemos sempre pensar em como afetaremos aqueles que nos vêem.
          Autoconfiança – ter segurança para desenvolver sua identidade visual, sem precisar seguir tendências o tempo todo para achar que está bem.


Agradecemos muitíssimo à consultora Ilana por suas palavras aqui no blog! Será sempre bem vinda!



***




Proprietária da empresa Ilana Berenholc Consultoria de Imagem, é pioneira no trabalho de Consultoria de Imagem no Brasil, atuando na área desde 1994.
Desenvolve trabalhos nas áreas de Consultoria de Imagem Pessoal, Profissional e Corporativa. Entre seus clientes, destacam-se Avon, Abril, Prudential do Brasil, Sony, Merrill Lynch, Amana-Key, Unilever, Lita Mortari, Cultura Inglesa, CPFL, entre outros.
Prepara profissionais para atuarem como Consultores de Imagem desde 1999, além de oferecer cursos avançados únicos na área. Dá cursos no Brasil e exterior, com alunos formados atuando no Brasil, Suécia, USA, Israel, Peru, Portugal e Japão.
É VP International Relations da AICI - Association of Image Consultants International, pela qual é certificada internacionalmente. Considerada expert em imagem pessoal e profissional, é entrevistada freqüentemente por veículos de comunicação, entre os quais estão O Estado De São Paulo, Folha De São Paulo, Gazeta Mercantil, Valor Econômico, Jornal Da Tarde, Veja, Você S.A., Elle, Criativa, Claudia, Marie Claire, Manequim, Rádio Eldorado, Rádio Jovem Pan, Rede Globo, TV Record, Discovery Home & Health e Canal Ideal.
Colabora com textos e vídeos sobre gerenciamento da imagem profissional para o site da revista Você S.A.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como aumentar o pé direito - visualmente!

Como descobrir minha cartela de cores - Intensidade

Como descobrir minha cartela de cores - Profundidade

Cadastre seu e-mail para receber mais informações sobre Estilo com Alma #StyleWithSoul - artigos exclusivos e prioridade em eventos e descontos (Verifique sua caixa de Spam - nosso e-mail pode ir para lá!)

* indicates required