Neurobic - Mantendo o cérebro vivo

          Sempre antes de um longo trajeto de viagem gosto de comprar um livro suave pra passar as horas, mas interessante. Esse eu comprei no Museu da Ciência de Boston, onde pela primeira vez achei a lojinha da saída mais interessante que o próprio Museu, com muitos livros e objetos malucos de cientistas.



          Com 83 exercícios de Neurobic, o livro "Keep your brain alive" (Mantenha o seu cérebro vivo) vem ao encontro da necessidade cada vez maior das pessoas em procurar não apenas preservar e melhorar a vitalidade física, mas principalmente a capacidade mental, que inclui a melhora da memória e a facilidade de aprendizado de algo novo. 

          Estes exercícios estimulam  padrões da atividade neural que criam mais conexões entre diferentes áreas do cérebro e resultam na produção natural de nutrientes pelas células cerebrais, que as deixam mais fortes e resistentes ao envelhecimento. O processo parece difícil, mas os exercícios são fáceis. Entre todos, selecionei três bem simples:

1- Envolva um ou mais de seus sentidos em um novo contexto: mantendo inerte um sentido que sempre usamos para uma determinada tarefa, forçamos outros a realizá-las. Por exemplo, se vista de manhã com os olhos fechados. Coma com a família em silêncio, procurando se comunicar de outras maneiras. Ou ainda, envolva dois sentidos ao mesmo tempo, como ouvir um estilo de música sentindo o cheiro de um aroma específico.

2- Envolva sua atenção: para manter o cérebro no modo alerta e não deixá-lo sempre no "automático" as atividades devem ser diferentes, divertidas, surpreendentes, envolver as emoções e ter significado. Por exemplo, vire as fotos no seu computador de cabeça pra baixo. Leve seu marido, filho ou algum parente ao seu local de trabalho por um dia.

3- Quebre a rotina de uma forma não esperada: Faça um trajeto ao trabalho completamente diferente. Compre com pequenos produtores ao invés de ir ao supermercado.

          Às vezes somos forçados a trabalhar o cérebro em razão de  acontecimentos inesperados, como a imobilidade de uma das mãos (vide post) ou tomar banho no escuro por falta de energia. É sempre bem interessante!

          Em português, o site da Siciliano tem o melhor preço,  R$12,37.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como aumentar o pé direito - visualmente!

Como descobrir minha cartela de cores - Intensidade

Como descobrir minha cartela de cores - Profundidade

Cadastre seu e-mail para receber mais informações sobre Estilo com Alma #StyleWithSoul - artigos exclusivos e prioridade em eventos e descontos (Verifique sua caixa de Spam - nosso e-mail pode ir para lá!)

* indicates required