Design sustentável - É lixo mesmo?

        Você já passou pela experiência de jogar alguma coisa fora com um aperto no coração? Principalmente nesta época do ano, quando queremos limpar a casa e separar o que já não nos é mais útil - e ainda liberar espaço para boas energias no ano que começa (!) - queremos nos desfazer de certas coisas que não estão exatamente novas, o que possibilitaria a revenda, mas também não estão tão detonadas a ponto de serem classificadas como lixo. 


         Pensando nisso, uma dupla de designers da WAAMAKERS, localizada na Holanda, criou sacos sustentáveis para descarte de objetos usados em boas condições, com o objetivo de estimular a apropriação destes por novos donos. Os sacos são transparentes, o que facilita a visualização dos objetos sem fazer sujeira nas ruas e ficam ao lado do lixo normal. Caso ninguém apareça para pegar, o saco acaba indo para o descarte normal.

        A ideia da dupla foi fruto de um projeto de conclusão de curso cujo tema era "Design para o Altruísmo", visando  usar o design como forma de estimular as pessoas a agirem em benefício de outros, de preferência estranhos. A palavra "goedzak" é a combinação das palavras "sacola" e "bom" em holandês.


         Acho que essa ideia seria bem interessante por aqui também. Economizaria tempo dos catadores, lixo nas ruas, desperdícios desnecessários, além de alegrar aquele para quem o objeto será útil!

    Aproveitando o artigo, caso você tenha roupas, móveis, eletrônicos e eletrodomésticos, livros e brinquedos em boas condições que não queira mais, pode entrar em contato com o Exército da Salvação que eles retiram as doações em sua casa. Eles atendem também o ABC Paulista. No caso de eletrodomésticos sem funcionamento ou móveis que precisem de reforma, o asilo Casa São Vicente de Paulo, de São Bernardo do Campo, também retira, faz o conserto e vende em seu bazar para arrecadar renda para o lar os velhinhos. Esse último eu conheço pessoalmente e dá muito certo!



Mais informações:

http://waarmakers.nl/

http://www.exercitodoacoes.org.br/

Casa São Vicente de Paulo
Estrada dos Alvarengas, 999 - Assunção
CEP:09850-550    telefone fax: (11) 4109-5099 (11) 4357-3022




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como aumentar o pé direito - visualmente!

Como descobrir minha cartela de cores - Intensidade

Como descobrir minha cartela de cores - Profundidade

Cadastre seu e-mail para receber mais informações sobre Estilo com Alma #StyleWithSoul - artigos exclusivos e prioridade em eventos e descontos (Verifique sua caixa de Spam - nosso e-mail pode ir para lá!)

* indicates required