Sorrir com os olhos

  Expressões faciais transmitem muitas informações sobre nós. Elas são capazes de revelar intenções, estado de espírito, emoções, idade, e o quão abertos estamos para a aproximação. Algumas expressões são claras e universais, como o sorriso, que em qualquer lugar do mundo é convidativo e significa simpatia e alegria. Mas outras, apesar de serem extremamente sutis, comunicam de maneira tão eficaz quanto. 

 Uma delas, muito interessante, é o sorriso com os olhos, conhecido como o sorriso Duchenne, presente no rosto da Mona Lisa.


A Gioconda, Leonardo Da Vinci

 Estudos realizados pelo neurologista francês Guillaume Duchenne em 1862, mostraram que no sorriso genuíno não apenas se move a boca, mas também a parte superior das bochechas, comprimindo os olhos, que ficam mais fechadinhos formando um arco.



Sorriso forçado                             Sorriso Duchenne
(Imagem Paul Ekman 2003, “Emotions Revealed,” Owl Books, 2007.)


 Muitos modelos e atores utilizam dessa expressão facial para conquistar o público e vender uma imagem ou produto. É um tipo de olhar que, mesmo se tapássemos a boca, falaríamos que a pessoa está sorrindo.


Julia Roberts

Josh Bowman 

 Ok, e para nós, que não trabalhamos com audiência em massa, qual pode ser a utilidade dessa forma de comunicação? É exatamente a mesma - conquistar o público! Mesmo que este público seja uma única pessoa, como por exemplo, mostrar de maneira sutil interesse em alguém no momento da paquera.

 No meio corporativo, ao ministrar palestras e treinamentos, onde repetir sorrisos largos poderia significar muita intimidade ou falta de profissionalismo, o sorriso com os olhos pode ser uma maneira eficaz de criar mais proximidade e confiança, além de cativar seu público com maior facilidade.


Presidente Barack Obama e seu sorriso de confiança com olhos


 Quer treinar sua capacidade de identificar um sorriso falso? Faça o teste no site da BBC Home, clicando aqui. É bem interessante!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como aumentar o pé direito - visualmente!

Como descobrir minha cartela de cores - Intensidade

Como descobrir minha cartela de cores - Profundidade

Cadastre seu e-mail para receber mais informações sobre Estilo com Alma #StyleWithSoul - artigos exclusivos e prioridade em eventos e descontos (Verifique sua caixa de Spam - nosso e-mail pode ir para lá!)

* indicates required