Imagem política - comunicação não verbal dos candidatos à Presidência

Por que assistir à entrevista de um candidato a um cargo político pode influenciar de maneira tão contundente nossa opinião sobre ele? Se você tem algum contato com estudos de comunicação, já deve ter ouvido falar da regra dos 7-38-55 do Professor Albert Mehrabian, o qual, juntamente com outros colegas da University of California, Los Angeles (UCLA) realizou, em 1960, um estudo sobre o impacto de três elementos na comunicação: o conteúdo das palavras (7%), o tom de voz (38%) e linguagem corporal (55%). De fato, a percepção que temos de credibilidade, segurança, confiança de um candidato quando apenas o ouvimos, em uma entrevista de rádio, por exemplo, não será a mesma de quando observamos os detalhes de maior influência como comportamento, movimentos, olhares, gestos e postura. Muito curiosa com o fato de pessoas próximas terem mudado seu voto após assistirem à entrevista de um dos candidatos – que aliás, hoje tem grandes intenções de voto nas pesquisas – fui incentivada,...